Instituto de Obesidade e Cirurgia - IOCI

Notícias

Estudo brasileiro revela altos índices de obesidade e hipertensão no país

Um estudo feito com milhares de funcionários de universidades públicas do país, mostra dados preocupantes: um terço tem hipertensão, quase metade apresenta colesterol elevado e muitos estão obesos e não sabiam que possuíam diabetes. Trata-se de uma pesquisa inédita no Brasil, o Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (Elsa), que começou em 2008. O estudo é feito com funcionários de universidades públicas em seis capitais do país. Participaram 15 mil pessoas com idade de 35 a 74 anos.

De cada três participantes, dois estão com sobrepeso ou obesos, 20% são diabéticos, um terço tem pressão alta e mais da metade está com o colesterol fora do padrão.

É a primeira vez no Brasil que se faz um estudo tão longo e com tanta gente. Os pesquisados querem descobrir informações novas e novos fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e AVC, que são as principais causas de morte no Brasil.

“As pessoas morrem mais cedo no Brasil de doença cardíaca que em alguns outros lugares, como EUA e Europa”, alerta Paulo Lotufo, diretor do projeto Elsa.

Os médicos querem acompanhar os pacientes por até 20 anos, com o objetivo de coletar dados nacionais e entender o que é determinante também para doenças como o Alzeimer. “Isso vai permitir que nós possamos trabalhar mais com a prevenção, que possam ser feitas políticas públicas, controle de alguns fatores de riscos que são importantes e que podem a longo prazo repercutir em toda a população brasileira”, afirma Isabela Benseñor, vice-coordenadora do projeto.

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2016/02/estudo-brasileiro-revela-indices-ruins-de-hipertensao-e-obesidade-no-pais.html