Instituto de Obesidade e Cirurgia - IOCI

Dicas

Petiscos de praia: quais cuidados tomar?

Antes de se jogar nos alimentos, a pessoa precisa prestar atenção nas condições de higiene para que o passeio não vire um pesadelo.


Verão, sol, praia e petiscos – dificilmente eles passam despercebidos. Milho cozido, espetinho, queijo coalho, água de coco, açaí, churros, sorvete. A lista é interminável. Entretanto, antes de se jogar nesses alimentos, a pessoa precisa prestar atenção nas condições de higiene para que o passeio não vire um pesadelo.

Um dos principais riscos de se comer na praia é que o ambiente é quente, com poucas condições de higiene. Isso facilita a contaminação e proliferação de bactérias. O preparo inadequado do alimento é o principal fator de contaminação. Outro problema é deixar o alimento preparado muito tempo fora da geladeira.

De acordo com a diretora técnica da Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo Isabel de Lelis Morais, quanto maior a manipulação do produto, maior o risco. Por isso, prefira sempre os alimentos que foram menos manipulados.
Veja alguns exemplos:

  • Coco verde: melhor ver abrir na hora e tomar direto da fruta. Copos e garrafinhas são mais arriscados)
  • Milho verde: melhor comer diretamente da espiga. O milho debulhado passa por uma faca e por superfície que podem estar contaminados. Também observe se a água está fervida.
  • Açaí: melhor o industrializado, que passou pro processo de pasteurização.
  • Espetinho de camarão: escolha os que vendem em estabelecimentos fixos. O camarão precisa de refrigeração para melhor conservação.
  • Queijo coalho: o industrializado oferece menor risco.
  • Latas de refrigerantes ou outras bebidas: devem ser muito bem lavadas ou higienizadas antes de serem abertas.
  • Maionese e outros molhos: opte pelos sachês.


Quando ingerimos um alimento contaminado, o sintoma mais comum é a diarreia. Essa alteração pode durar até 14 dias, mas o comum é ir embora entre três e cinco dias. Para tratar: HIDRATAÇÃO. Pode-se associar à hidratação, medicamentos antidiarreicos.

Dica do Bem Estar: não tome remédio para cortar a diarreia logo de cara. Pelo menos as três primeiras vezes ainda estão expulsando o agente infeccioso do corpo. Medicado, você pode aumentar o tempo de exposição da bactéria no intestino.
 

Fonte: Bem Estar