Instituto de Obesidade e Cirurgia - IOCI

Dicas

Dicas para fazer arroz integral

Dicas para fazer arroz integral:

Deixar o arroz de molho. Deixar o arroz integral de molho é importante para neutralizar o ácido fítico, além de permitir que o cozimento seja mais rápido. Deixe de molho entre 4 e 6 horas antes de preparar. Mas, se se esquecer, qualquer horinha é melhor do que nada.

Não refogar!! Ao contrário do arroz branco, o arroz integral não deve ser refogado. Esse procedimento serve para selar os grãos. Ou seja, evitar que o amido saia e o arroz vire papa. Mas como o integral ainda possui a película protetora, isso não se faz necessário, ao contrário, faz com que ele demore mais para cozinhar.

O arroz por último! Fazer arroz integral, é muito simples: refoga a cebola e o alho normalmente e acrescenta a água com temperos (ervas e sal) e o o arroz só entra depois.

Receita de arroz integral passo a passo:

Passo 1:
Coloque o arroz integral de molho na água de um dia para o outro ou três horas antes de cozinhar (mas se não  conseguir deixar de molho por este tempo, qualquer meia horinha já ajuda).

Passo 2:
Refogue os temperos, cebola, alho e vegetais que quiser. Não refogue o arroz integral em hipótese alguma! Ao refogar, você está selando os grãos do arroz, que ainda tem casquinha porque é integral. Isso vai fazer com que ele demore muito para cozinhar.

Passo 3:
Acrescente a água ao refogado e por último em seguida o arroz. A quantidade de água deve ser o dobro da quantidade de arroz (se for fazer 1 xícara de arroz, coloque 2 xícaras de água, por exemplo);

Passo 4:
Deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos em fogo médio, ou até amolecer ao ponto que você gostar. Se necessário adicione mais água.